8º C e D : da Gata Borralheira à Casa do Mar

No dia 16 de Junho, foram apresentados na Biblioteca alguns trabalhos das turmas C e D do 8º ano, inseridos nas actividades do Plano Nacional de Leitura, à semelhança do que acontecera aquando da primeira apresentação.

Desta vez, um dos grupos apresentou mais um vídeo que idealizou e realizou, tendo por base o conto de Sophia de Mello Breyner “História da Gata Borralheira”. Os alunos, depois de terem lido e estudado o texto, seguiram a história, embora acrescentando alguns pormenores de criatividade. Os elementos que integraram este grupo de trabalho foram Carlos Santos, Catarina Pinho, Duarte Teixeira, Gil Teixeira, Maria Luís e Mariana Amorim, da turma C.

    

 

   

 

Um outro trabalho apresentado consistiu num projecto diferente e inovador, também a partir de um conto da mesma autora incluído em Histórias da Terra e do Mar  : “A Casa do Mar”. Acerca desta actividade (cujo produto final procuraremos mostrar aqui proximamente, ultrapassadas algumas dificuldades técnicas), registaram os alunos envolvidos, o Diogo Castro, o Luís Barata, o Luís Lopes e o Tiago Rôla:

“Um dia, numa aula de Português, dedicada ao Plano Nacional de Leitura, tivemos a ideia de fazer um projecto diferente de todos os outros e decidimos desenhar uma casa em 3D, baseada no conto A Casa do Mar. Assim, no dia em que decidimos começar  o projecto, estivemos a ler o conto para obter informações sobre a casa descrita, tanto a nível interior como exterior, não esquecendo o meio em que se situa, ou seja, a sua envolvência. Depois de concluída esta etapa, e de termos tirado apontamentos para servir de base à fase seguinte do projecto, passámos o trabalho do papel para desenho em 3D, utilizando para tal o programa IMSI FLOORPLAN. Descrevemos visualmente a casa, com todas as portas e janelas, sem esquecer nem o jardim nem o mar. Gostámos do trabalho, essencialmente porque foi uma ideia diferente, apesar de não dispensar o trabalho de leitura de, neste caso, um autor da máxima importância na literartura portuguesa.”

                  

 

Manuela Caldas, professora de Português

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: