O GATO, OS ELECTRICISTAS, O GRAFITI actividade lúdico-didáctica

De modo a estimular a leitura do texto literário e fazer com que desenvolvessem, entre outras, competências atitudinais, tais como o respeito, a cooperação, a entreajuda e o cumprimento de prazos, incentivei os alunos do Curso de Educação e Formação- Electricistas de Instalações (1º. fase)- a realizarem uma actividade de pós-leitura de O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá – Uma História de Amor, de leitura obrigatória e integrada no Módulo Onze (Textos Narrativos e de Teatro -séculos XIX e XX). O projecto consistiu num resumo da história em papel de cenário, com imagens desenhadas e pintadas pelos alunos, com selecção de excertos da obra.

Depois de lido integralmente, ora por mim, ora por cada um dos discentes, passou-se à selecção das partes que consideráramos ser as mais importantes e ilustrativas dos vários momentos da bonita e impossível história de amor entre um gato e uma andorinha. Dado que as estações do ano correspondem às fases daquela paixão e são transferidos para a natureza os estados de espírito das personagens principais, optámos por dividir o desenho em quatro partes. Escolhemos também algumas frases que os alunos deveriam “grafitar”. Na verdade, esta actividade nasceu, em parte, do gosto que os alunos têm em desenhar e fazer grafitos (grafitis). Certamente, a leitura foi, diversas vezes, entrecortada com esclarecimentos, reflexões, opiniões, servindo de base, também, para trabalhar certos conteúdos declarativos.

Embora a turma tivesse um número reduzido e aceitável de alunos (doze, inicialmente, e onze, posteriormente) para se levar a cabo uma tarefa do género, entendi ser melhor dividi-la em dois grupos mais pequenos, em que cada elemento tinha as suas tarefas delineadas. Cada grupo de seis /cinco elementos ia trabalhando alternadamente, fazendo o que estava previsto, relacionado com o projecto, ou actividades de Funcionamento da Língua. À medida que os alunos iam trabalhando, ia sendo avaliado o processo.

Posso concluir mencionando que foi com satisfação e empenho que eu e os alunos realizámos a actividade, que contou com a colaboração da professora de Matemática Lurdes Ribeiro e com as orientaçõe e sugestões da colega Gabriela Gonzaga de Educação Visual.

  Cláudia Correia, professora de Português

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: