Cartas na mesa, “suspense” no livro

AGATHA CHRISTIE. Cartas na Mesa. Lisboa, Livros do Brasil, s.d.

agatha-christie134

Para muita gente, ler suspense é sinónimo de ler Agatha Christie. Uma das autoras de maior sucesso, esta escritora britânica é mundialmente conhecida pelas suas obras de mistério e pelas personagens geniais de Poirot, o célebre detective belga que usa como método as “células cinzentas”,  e Miss Marple, uma senhora idosa, mas com muito conhecimento acerca da realidade humana.

 Cartas na Mesa, um dos melhores livros da autora que já li, é um óptimo exemplo daquelas obras em que, depois de começar a ler, não se consegue parar. Este livro mostra-nos um assassínio que foi cometido praticamente de forma perfeita, mas que acaba por ser resolvido pelo detective Poirot com base na psicologia inerente a um…jogo de cartas (e, acreditem, é praticamente impossível para o leitor adivinhar a identidade do assassino!). Somando-se ao crime principal, é-nos mostrada uma série de intrigas e tramas que envolvem histórias obscuras passadas e crimes que, entretanto, tinham ficado por resolver… E mais não conto, não vá eu continuar e desvendar a identidade do criminoso. Deixo, para os mais curiosos, uma série de “websites” que podem consultar:

 

 Site oficial de Agatha Christie:

 http://www.agathachristie.com/

 

Resumo da obra:

http://en.wikipedia.org/wiki/Cards_on_the_Table

Resumo e apreciação da obra:

http://www.troynovant.com/Franson/Christie/Cards-on-the-Table.html

 Para aqueles mais “cinéfilos”, deixo também um vídeo correspondente a uma adaptação televisiva – temos aqui o início desta obra, mas poderá ser vista na íntegra no youtube (mas dividida em 10 fragmentos de 10 minutos):

 

  Bernardo Pinto, 11ºB

Anúncios

5 Respostas to “Cartas na mesa, “suspense” no livro”

  1. bibliotecafalves Says:

    Excelente trabalho ! No mínimo, este livro vai para a pilha da mesinha de cabeceira… Também me fizeste recordar velhas leituras em tardes de Inverno, às vezes com os enredos inteligentes de Agatha Christie um pouco baralhados com pontas de febre da gripe que assim se curava bem melhor. Parabéns! Continua!
    José Manuel Silva

  2. Citando Agatha - Semana de 09 a 15.02.2009 « A Casa Torta Says:

    […] Blog: Ler em Círculo Post: Cartas na mesa, “suspense” no livro Para muita gente, ler suspense é sinónimo de ler Agatha Christie. Uma das autoras de maior […]

  3. Tommy Beresford Says:

    A propósito de Agatha Christie e outros temas afins, convido você e a todos para conhecerem alguns blogs lançados em 2008…

    A Casa Torta: O Mundo de Agatha Christie
    http://acasatorta.wordpress.com

    Cinema é Magia
    http://cinemagia.wordpress.com

    Somente Boas Notícias
    http://somenteboasnoticias.wordpress.com

    Televisão é Magia
    http://telemagia.wordpress.com

    Um abraço e um Feliz 2009.
    Tommy Beresford

  4. André Dias Says:

    Primeiro de tudo queria dar-te os parabéns, a ti Bernardo, pelo óptimo trabalho. Sendo esta a minha primeira “participação” no blogue da biblioteca, queria também dar os parabéns às entidades responsáveis pela manutenção desta ferramenta de trabalho, pois é um bom projecto extra-aula para todos os alunos se envolverem, tanto para se cultivarem, como para poder passar os seus conhecimentos.
    Esta entrada despertou o meu interesse, pois eu aprecio muito histórias que envolvem assassinatos, mistério e “suspense”. Nunca li o livro, mas será, sem dúvida, uma obra a entrar na lista de “futuras leituras”.
    Quanto à estrutura da publicação, está muito boa, bem organizada e a presença de vários elementos complementares desperta ainda mais a curiosidade para a leitura da obra.

    Cumprimentos,

    André Dias

  5. Vicente Félix Says:

    Sem dúvida que este blogue de leitura pode ser utilizado como uma boa ferramenta de trabalho e de troca de ideias sobre livros que lemos e gostaríamos de partilhar.
    O Bernardo fez um trabalho bastante bom, não só a nível de estrutura como também a nível de conteúdo e, sem dúvida, a forma como escreveu consegue persuadir-nos imediatamente a ler o livro de Agatha Christie. Penso que este livro vai,de facto, para a mesinha de cabeceira, pois, tal como o André ,gosto bastante de “suspense”.

    Cumprimentos,

    Vicente Félix nº28

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: