Decadências

Christiane F. Os Filhos da Droga. Lisboa, Livros do Brasil,2002

Esta obra fala-nos da decadência do ser humano, da falta de orientação dos jovens, da problemática passagem da infância à adolescência, mas também das dificuldades de contacto entre gerações, da falta desse diálogo essencial. Fala da facilidade de acesso à droga, de miséria, de famílias desestruturadas e também… de amor.
É um livro muito descritivo e, na minha opinião, até chocante, porque revela uma realidade que, por vezes, muitos de nós não estão preparados para conhecer. Considero esta obra uma imagem da sociedade actual, um mundo onde os vícios são uma fuga fácil à solidão e à tristeza.
O livro Os Filhos da Droga baseia-se na biografia de uma adolescente alemã chamada Christiane F.

Durante o  julgamento de Christiane num tribunal de infância e juventude, dois jornalistas ficaram fascinados com o seu depoimento sobre o vício e propuseram-lhe uma entrevista que acabou por se estender por meses e serviu de base ao livro Wir Kinder vom Bahnhof Zoo( título na língua original em que foi lançado, o alemão).
Christiane F. é uma menina de seis anos que vive com os pais numa pequena aldeia de ambiente humilde, na Alemanha. Com 13 anos de idade, ela e a sua família mudaram-se para a cidade de Berlim, por circunstâncias diversas. A família começou a desmoronar-se pouco a pouco. O pai, após o insucesso em estabelecer um empreendimento na cidade, começou a bater na mãe, nela e na  irmã. Os pais acabaram por se divorciar, ficando a mãe com a guarda de Christiane, enquanto a  irmã preferiu viver com o pai. Christiane vai-se  tornando uma adolescente triste e frustrada, envolvendo-se com as pessoas erradas. De boa fé, confia nelas e a curiosidade arrasta-a para o mundo da droga. Primeiro consome drogas leves, mas depois chega às pesadas. Aos 13 anos, quando vivia com o namorado de 17, é forçada a prostituir-se e a roubar para sobreviver. Ter dinheiro para mais uma dose torna-se o seu objectivo de vida. A mãe acaba por descobrir a situação e obriga-a a desintoxicar-se, mas todas foram tentativas falhadas. No percurso perturbado da sua vida, Christiane acaba por perder pessoas com quem criara afinidade. É um mundo onde não se sabe realmente quem é amigo e onde também é difícil criar laços, pois muitos acabam por se tornar um objecto do seu próprio vício.

O livro foi um êxito mundial,sendo lançado em vários países. Com o sucesso do livro, Christiane ficou mundialmente famosa e até passou um tempo “limpa”. Mas, em 1983, a polícia prendeu-a no apartamento de um traficante, em Berlim. Nesta época concedeu uma entrevista à revista alemã Stern, confessando que nunca havia realmente largado a heroína.

Foi realizado um filme a partir do livro. As meras imagens da sua apresentação podem sugerir-nos a violência do que está em jogo:

 

 

Decadências…

 

                                                                                                     Joana Ferreira, 12º As1

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               

Anúncios

Uma resposta to “Decadências”

  1. bibliotecafalves Says:

    Apreciei a tua sugestão, por mostrar que os livros também nos obrigam a não ignorar o que não pode ser ignorado.

    José Manuel Silva

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: